sábado, 4 de setembro de 2010

24 criaturas ancestrais e mais 15 estranhas criaturas pré-históricas

Parece que não há fim na lista de criaturas esquisitas que os cientistas encontram nas escavações de fósseis. Veja alguns dos mais interessantes peixes, mamíferos, dinossauros, pássaros e outros animais descobertos em anos recentes, por meio de representações artísticas que revelam como possivelmente eles eram, fisicamente falando.

24. Plessiossauro

Essa representação artística mostra como se parecia um réptil marinho chamado plessiossauro, que foi descoberto na Antártida. O plessiossauro descrito em uma outra edição do Journal of Vertebrate Paleontology, ainda que não sejam da mesma espécie, também ostentou quatro nadadeiras e um pescoço longo. Análises de dentes de tubarão embutidos nos ossos do réptil sugerem que foi comido com voracidade no momento em que morreu.

23. Aerosteon riocoloradensis

Essa representação do corpo do predador Aerosteon mostra seus pulmões (em vermelho. e sacos aéreos (outras cores. como eles podem ter sido em vida, há cerca de 85 milhões de anos. Segundo o que revela uma análise de fósseis recente, esse enorme dinossauro carnívoro tinha um sistema respiratório muito semelhante ao das aves atuais, o que reforça o vínculo evolutivo entre dinossauros e aves modernas. Crédito: Todd Marshal, cortesia do Projeto Exploração.

22. Mega-Piranha

Com um metro de comprimento, a Megapiranha paranensis era de assustar. É a ancestral da piranha moderna, mas certamente dava muito mais medo enquanto ainda estava por aí, entre 8 e 10 milhões de anos atrás. Crédito: Ray Troll.

21. Camarasaurus

O saurópode Camarasaurus viveu há cerca de 100 milhões de anos onde hoje é o Deserto do Saara. Os fósseis encontrados na região indicam que o animal tinha aproximadamente 20 metros de comprimento. Créditos: Mark Witton/Mike Taylor.

20. Mamute

Os mamutes peludos eram maiores que os mastodontes, e tinham presas curvadas, ao invés de retas. Eles desapareceram há cerca de 10 mil anos, e os cientistas ainda não estão certos se foi culpa da mudança climática – a Era do Gelo havia terminado nesse momento – ou se a caça humana desempenhou o papel mais importante. Alguns até acreditam que foi um cometa que os levou à extinção. Crédito: Stephan Schuster lab, Penn State.

19. Baleia pré-histórica

Essa baleia pré-histórica, extinta há 25 milhões de anos, era um caçador perverso, segundo os cientistas. Embora seja uma provável ancestral da baleia moderna, gentil gigante dos mares de hoje, os fósseis indicam que esses animais tinham dentes monstruosos e olhos enormes, que devem ter sido bons para caçar. Crédito: Brian Choo / Fonte: Museu Victoria.

18. Titanis walleri

Com um pouco mais de 2 metros de altura, a ave pré-histórica Titanis walleri, cuja cabeça tinha um tamanho monstruoso, chegou à América do Norte pela América do Sul muito antes de os dois continentes terem sido ligados por terra, segundo um novo estudo. Como eram incapazes de voar, essas aves carnívoras aterrorizadoras – como os cientistas as chamam – devem ter chegado à América do Norte saltando de ilha em ilha (onde hoje está o Istmo do Panamá). O pássaro, cujo fóssil encontrado tem 2 milhões de anos de idade, tinha passos rápidos e uma mordida mortal. Crédito: Carl Buell / Museu de História Natural da Flórida.

17. Titanoboa cerrejonensis

A extinta cobra gigante teria feito até mesmo a Anaconda hollywoodiana deslizar para longe. A estimativa conservadora dos pesquisadores é a de que a Titanoboa cerejonensis tinha cerca de 1.140kg e media cerca de 13 metros do nariz até a ponta da cauda. Era um tipo não-venenoso, como sucuris e jiboias, e viveram nas florestas tropicais da América do Sul há aproximadamente 60 milhões de anos.

16. Odontochelys semitestacea

Há 220 milhões de anos, nadava pela costa chinesa a tartaruga de meio-casco. A mais velha tartaruga conhecida até hoje, Odontochelys semitestacea, tinha o casco na barriga, mas suas costas não tinham nenhuma proteção. Crédito: Marlene Donnelly

15. Pelagornithid

Imagine uma enorme ave como um ganso marinho, quase do tamanho de um avião pequeno. Esse era o ancestral dos gansos, o pelagornithid, um pássaro gigante e com uma peculiaridade: tinha projeções afiadas no bico, como dentes. Do gênero Dasornis, a ave, que viveu na Inglaterra de 50 milhões de anos atrás, tinha 5 metros de envergadura. Crédito: Ludger Bollen, de “Der Flug des Archaeopteryx”, Quelle+Meyer Vlg.

14. Hurdia victoria

Esse era um animal peculiar, datado de mais de 500 milhões de anos atrás. Com a aparência de um monstro, o Hurdia victoria era um predador de apenas meio metro. Mas com garras de lagosta e muitos dentes. Crédito: Marianne Collins.

13. Limusaurus inextricabilis

As mãos fossilizadas deste herbívoro revelam um ponto de transição na evolução das asas modernas a partir dos dedos dos dinossauros. A descoberta deste animal pode resolver o debate sobre qual dedo desapareceu por último na transição de dedos para asas. O Limusaurus inextricabilis pode ter usado suas mãos de três dedos para ajudar a ficar “em pé” após uma posição deitada. Sua mão mostra um primeiro dedo rudimentar, pouco desenvolvido, e o segundo e o terceiro dedos robustos. Crédito: Portia Sloan.

12. Giganotossauro

O giganotossauro tinha mais de 14 metros de comprimento e pesava 8 toneladas e viveu há 95 milhões de anos. Apesar do tamanho, não é o maior carnívoro de todos os tempos. O dono desse “título” é o Spinossauro, que tinha quase 17 metros de comprimento e viveu há 100 milhões de anos. Crédito: Joe Tucciarone.

11. Troodon

O Troodon tinha o maior cérebro em relação ao tamanho do corpo entre todos os dinossauros conhecidos e, por isso, acredita-se que foi o dinossauro mais inteligente que se viveu. Seus longos olhos, projetados ligeiramente para frente, sugerem que era uma criatura noturna com excelente noção de profundidade. O animal, que viveu há mais de 70 milhões de anos, tinha longos braços, que podia recolher, como as aves, e media quase 2 metros. Crédito: Todd Marshall.

10. Darwinopterus modularis

Os restos desse réptil voador, chamado Darwinopterus modularis, mostram que ele pode ter sido um predador aéreo, caçando pequenos dinossauros com penas e pequenos mamíferos que deslizaram na Terra de 160 milhões de anos atrás. Crédito: Mark Witton, Universidade de Portsmouth.

9. Ursus spelaeus

Os ursos da caverna europeus (Ursus spelaeus) foram os primeiros mega-mamíferos a desaparecer na rodada histórica mais recente de muitas extinções, ficando extinto – na realidade – 13 milênios antes do que se pensava, de acordo com uma nova estimativa. A data da nova extinção, 27.800 anos atrás, coincide com um período de mudanças climáticas significantes, quando a temperatura gelada resultou na redução ou na perda total da vegetação que os ursos da caverna comiam. Crédito: Copyright N. Frotzler, University of Vienna

8. Macaco gigante

Com cerca de 3 metros (em pé) e mais ou menos 500kg, esse macaco gigante viveu ao lado de seres humanos por um milhão de anos, segundo os pesquisadores.

7. Coelodonta tologoijensis

Os rinocerontes peludos (Coelodonta tologoijensis) pastavam em planícies que agora ficam no norte do estado alemão da Turíngia. O clima na época era bem gelado e bem mais seco do que hoje, e costumava oscilar bastante. O animal, que viveu há 460 mil anos, ostentava dois grandes chifres na fronte, assim como outros rinocerontes. Crédito: Dionisio Álvarez.

6. Porco-da-Índia

Esse porco-da-índia (Indohyus) com garras passou pela Índia há 48 milhões de anos. O Indohyus é um parente próximo das baleias, e a estrutura dos seus ossos e a química dos seus dentes indicam que passava muito tempo na água. Nessa reconstrução, ele é visto mergulhando num córrego, bem parecido como o rato africano faz quando está em perigo. Crédito: Carl Buell

5. Parapropalaehoplophorus septentrionalis

O P. septentrionalis, um parente gigante e primitivo do tatu, provavelmente pesava 90kg. Ele vagava no alto dos Andes, no norte do Chile, há 18 milhões de anos. Crédito: Velizar Simeonovski

4. Smilodon fatalis

Pesando em média 250kg, esse felino de dentes de sabre (Smilodon fatalis), tinha uma mordida mais fraca que os leões de hoje, e viveu entre 1,8 milhão de anos atrás e 10 mil anos atrás, nas Américas do Norte e do Sul. Os felinos de dentes de sabre, frequente e incorretamente chamados de tigres, foram criaturas sociais que tinham uma mordida bem menos potente do que comumente se pensava. Crédito: John Conway

3. Glacialisaurus hammeri

O dinossauro Glacialisaurus hammeri viveu há 190 milhões de anos no que é hoje a Antártida. Na época, o continente gelado era ligado a outros continentes da Terra, e então o clima não era tão duro para a sobrevivência. Crédito: William Stout.

2. Dakosaurus andiniensis

Essa criatura do mar de 4 metros, o Dakosaurus andiniensis, tinha uma maciça mandíbula de 45cm com dentes de 10cm. Parece um ancestral marinho que se assemelha parte com o crocodilo, parte T. rex.

1. Harpagornis moorei

A águia-de-Haast, da Nova Zelândia, até há apenas 700 anos, era 40% maior do que o dono do recorde, o gavião, com cerca de 3 metros de envergadura, e ela estava no todo da cadeia alimentar. A águia era tão grande que se aproximava dos limites físicos para o voo, e era objeto de pinturas rupestres e contos mitológicos dos primeiros habitantes da Nova Zelândia, os Maori. A ave, assim como outras espécies das ilhas próximas, foi extinta logo em seguida da chegada do homem naquelas terras. Crédito: John Megahan.

Fonte: Live Science

http://www.livescience.com/php/multimedia/album_view.php?gid=1416


15 estranhas criaturas pré-históricas

Hoje em dia existem várias criaturas estranhas (e filhotes esquisitos também), mas o que poucas pessoas sabem é quão bizarros os animais eram antigamente. Confira a nossa lista de quinze estranhos animais pré-históricos, desde dinossauros até peixes. Todos eles são desconhecidos pelo homem moderno, e todos são tão bizarros que a lista não está colocada em nenhuma ordem específica.

15. Dinotério

Este animal era uma espécie de elefante pré-histórico e podia chegar a até 4,5 metros de altura. Ele é considerado um dos maiores mamíferos que já habitaram a terra. Além do seu assustador tamanho, eles tinham presas na parte de baixo da face, que provavelmente eram utilizadas para revirar o solo atrás de raízes e vegetais para sua alimentação.

14. Therizinossauro

Esta família de estranhos terópodes tinha longos pescoços e grandes garras de foice. Diferentemente de outros terópodes, eles eram primordialmente herbívoros, e acredita-se que alguns tinham penas. Estes animais são conhecidos apenas por poucos fósseis, mas eles são famosos pelas garras, que podiam chegar a um metro de comprimento. Se quiser saber mais sobre eles veja este nosso outro artigo aqui.

13. Epidexipteryx

Este estranho dinossauro, semelhante a um pássaro, revela uma interessante parte da evolução destes animais. Ele não tinha penas para voo, e apenas apresentava quatro longas penas no rabo. Este animal viveu na China há aproximadamente 152 milhões de anos, e mostra evidências que as penas evoluíram milhões de anos antes dos pássaros desenvolverem o voo. O Epidexipteryx tinha o tamanho de um pombo, aproximadamente.

12. Epidendrosaurus

Este outro dinossauro, que também era semelhante a um pássaro, pertencia à mesma família que o Epidexipteryx. Ele foi o primeiro dinossauro conhecido a se adaptar à vida em árvores, um importante momento na evolução dos pássaros. Uma de suas características mais bizarras era a presença de um terceiro dedo, muito mais comprido que os outros. Acredita-se que ele utilizava isto para procurar insetos em buracos.

11. Microraptor

Mais um dos dinossauros-pássaro, este é um dos mais bizarros: o Microraptor tinha quatro asas e um rabo com penas, mas não podia voar. Acredita-se que ele planava, como um esquilo voador. Cientistas acreditam que esta espécie é o mais recente ancestral comum entre pássaros e dinossauros, e que a sua habilidade para planar eventualmente se transformou no voo dos pássaros.

10. Longisquama

Esta curiosa criatura viveu durante o período jurássico. O Longisquama era um animal pequeno, semelhante a um lagarto, e acredita-se que ele tinha longas penas nas costas. Por este motivo, alguns cientistas acreditam que os pássaros podem não ter evoluído a partir de terópodes, e sim de animais deste tipo.

9. Tanystropheus

Este enorme réptil tinha aproximadamente seis metros de comprimento, e três metros eram apenas do seu pescoço. Acredita-se que esses animais eram ao menos semi-aquáticos, e que a sua alimentação era a base de peixes, pois os fósseis da espécie foram encontrados em locais próximos à água.

8. Sharovipteryx

Este outro réptil se movia de modo semelhante ao Microraptor, mas tinha duas “asas” nas patas traseiras e duas pequenas “asas” nas da frente. Essas “asas” podem ter sido usadas para que o animal pulasse no chão.

7. Nictossauro

Este gênero de pterossauros é o único que não tem garras nas asas. Esta espécie foi descoberta em 2003, e tinha um enorme chifre, semelhante a uma crista.

6. Pterodaustro

Este pterossauro tinha dentes bastante incomuns, semelhantes às barbas de baleias. placas flexíveis de queratina utilizadas pelas baleias para se alimentarem a partir da filtragem da água. Os cientistas acreditam que o Pterodaustro se alimentava de modo semelhante aos flamingos, que adquirem sua cor rosada a partir da água. Por este motivo, acredita-se que o dinossauro também tinha esta cor.

5. Dunkleosteus terreli

Este peixe foi uma das criaturas mais assustadoras a habitar o oceano. Ele chegava a ter quase dez metros de comprimento, e tinha uma face bastante sólida. Acredita-se que este peixe tinha uma das mordidas mais fortes de todos os animais, e ele utilizava a sua boca em forma de bico para devorar suas presas.

4. Stethacanthus

Os tubarões existem há mais de 400 milhões de anos, e, de acordo com registros fósseis, sofreram poucas modificações durante todo este tempo. Mesmo assim, existem alguns animais diferentes no meio, como o Stethacanthus, que tinha uma nadadeira dorsal no formato de bigorna, com pequenos espinhos. Um crescimento estranho, similar à nadadeira, também era presente na sua cabeça.

3. Helicoprion

Inicialmente os cientistas acreditavam que este animal era um amonite. espécie de moluscos. devido à sua concha circular. Entretanto, exames revelaram que o que se acreditava ser uma concha era, na realidade, um conjunto de dentes em espiral.

O tubarão Ornithoprion tem dentes deste tipo na mandíbula inferior, mas os cientistas ainda não têm certeza da exata localização dos dentes do Helicoprion. Ao colocar os dentes na mesma posição que do outro tubarão, o Helicoprion ficaria mais lento, levando os cientistas a acreditar que os dentes ficassem dentro da boca do animal.

2. Deinocheirus

O único fóssil conhecido deste dinossauro é um par de braços de quase 2,5 metros. o que pode significar duas coisas: ou o Deinocheirus era enorme, chegando a quase 12 metros, ou ele simplesmente tinha braços enormes para o tamanho do seu corpo. Existe muito debate sobre o uso dos braços deste animal: alguns cientistas acreditam que eram utilizados para atacar outros dinossauros, enquanto outros acreditam que eram apenas uma arma de defesa, não de ataque. Alguns especialistas chegam a crer que o animal usava os braços para escalar em árvores, mas a falta de corpo do fóssil deixa muitas perguntas sem respostas.

1. Amphicoelias fragillimus

O único fóssil encontrado deste animal é um único fragmento da vértebra do animal. Esta vértebra tem 1,5 metro, mas estima-se que ele pudesse ter até 2,5 metros se estivesse intacta. Compare isso com a sua vértebra. Pois é: cientistas acreditam que o animal pudesse ter quase 60 metros de comprimento, o que faria com que ele fosse o animal mais longo a caminhar sobre a Terra. Infelizmente, nenhum outro fragmento do seu corpo foi encontrado para comprovar esta teoria.


Fonte: Litsverse

http://listverse.com/2009/10/05/15-unusual-prehistoric-creatures/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...