domingo, 5 de setembro de 2010

11 heroinas ambientalistas

WeCanDoItPoster.jpg

O texto foi traduzido para o português pelo google. Se preferir ver o texto original: http://www.treehugger.com/galleries/2009/05/women-we-love-11-environmental-heroines.php?page=1

Quando falamos de heróis ambientalista, Faz a imagem dos ambientalistas nobres como John Muir podem vir à mente? Provavelmente. Mas que sobre os rostos inspirador das heroínas ambientalista passado e presente, que trabalharam duro para transformar a nossa consciência coletiva ecológico? Na apreciação do Dia das Mães, que elaborou uma lista das mulheres que fizeram uma enorme diferença com o seu trabalho como ativistas, criadores da comunidade, sustainers, nutrizes, artistas, políticos, cientistas e professores.

Enquanto alguns podem permanecer anónimo e relativamente desconhecido, as mulheres são, no entanto, uma parte integrante da história ambientalista. Sem seus esforços incansáveis, o movimento verde não seria a mesma. Leia mais sobre estas mulheres corajosas do coração, força e ação.

Wangari Maathai

Wangari Maathai

Nossa primeira escolha para os nossos onze heroínas ambiental é Wangari Maathai, Que é uma mulher de muitos "primeiros": não só é ela a primeira mulher Africano e ambientalista primeiro a trazer para casa um Prémio Nobel da Paz, Ela também foi a primeira mulher do Leste Africano a fim de receber um Ph.D. em 1971 ea primeira mulher a ocupar uma cadeira em uma das universidades, em Nairobi, no Quênia. Sua história é inspiradora de uma incrível tenacidade e efeito. Seu trabalho varia direitos das mulheres, a combate à pobreza, À luta pela democracia no Quênia. Maathai é também famoso por ser o vocalista da Nações Unidas Billion Tree Campaign.

Foto via Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico

rachel carson

Rachel Carson

As a well-known modern environmental heroine, Rachel Carson is credited with bringing ill-managed DDT pesticide contamination under national attention with her 1960s ground-breaking book, Silent Spring. The book helped to crystallize the beginnings of an American environmental movement, and was a catalyst for changing national pesticide policies. Her work provided formative inspiration for the deep ecology and eco-feminist movements, in addition to laying the groundwork for organizations such as the Environmental Protection Agency.

Foto via Getty Images

vandana shiva

Vandana Shiva

Indian ambientais e de "alter-globalização" ativista Vandana Shiva é um franco defensor para proteger a biodiversidade das sementes contra biotech-lucro e da engenharia genética. Sua abordagem popular ajudou a redefinir a segurança alimentar ea "revolução verde" como um movimento que permite aos produtores locais de alimentos, ao invés de grandes agronegócios. Ela é o fundador da Navdanya, Uma ONG baseada em Dehradun, Índia, que promove a agricultura biológica e de sementes de poupança.

Foto via Wikimedia Commons

Maude Barlow

Maude Barlow

Como um recurso e um direito, a água crítica subjacente sócio muitos conflitos políticos e as migrações climáticas, e agora é uma questão de segurança nacional, de acordo com Maude Barlow. Recentemente nomeado como Senior Advisor da ONU sobre Questões de Água, Barlow é um ativista canadense e autor cuja obra trata principalmente da práticas insustentáveis que estão perdendo esse dom precioso. Para Barlow, água é um bem público "que deve ser preservada em nossa cultura e das leis, e deve ser entregue como um" serviço público, não uma mercadoria lucrativa. "Sua chamada" aliança azul "corajosamente chamadas para acesso à água , disponível para ser reconhecido como um direito humano fundamental.

Foto via Mahalo

Kate Stohr

Kate Stohr

Co-fundador e diretor administrativo da não humanitária sem fins lucrativos Architecture for Humanity (AFH), Ms. Stohr foi fundamental na definição desta organização de base que acredita que projeto pode ajudar a servir o bem maior. Alguns dos principais marcos da AFH incluir o fornecimento de serviços de socorro e reconstrução durante o furacão Katrina eo tsunami de crises do Sudeste Asiático. Começando em 1999, com uma competição em linha única, para uso não tem florescido agora em uma organização internacional com quarenta capítulos, nos cinco continentes, trabalhando com parceiros locais e modelos de desenvolvimento inovadoras. Em 2005, AFH ganhou o Prêmio TED, que lhes permitiu desenvolver A Rede de Arquitetura Aberta, Plataforma de uma única fonte "aberto" para a partilha de soluções de design sustentável e humanitário.

Foto via AFH

MajoraCarter.jpg

Majora Carter

Um defensor da justiça ambiental e consultor, Carter é o fundador da Sustainable South Bronx (Ssbx), que foi instrumental em conduzir uma série de projetos de restauração sustentável ao longo do rio Bronx, incluindo Hunt's Point Riverside Park. Ssbx também corre o Bronx Environmental Stewardship Formação (BEST) do programa, um dos primeiros urbano, verde-colar programas de formação no país. Carter já deixou para construir a sua própria empresa de consultoria privada, mas ganhou uma série de Prêmios por seu trabalho pioneiro, incluindo o MacArthur Fellowship e Rachel Carson Award da National Audubon Society.

Photo by Robert Leslie via Ssbx

isabella rossellini

Isabella Rossellini

Uma atriz italiana, cineasta, autor, filantropo e modelo, Rossellini é bem conhecido por seu trabalho na conservação, que vão desde o seu envolvimento no Wildlife Conservation Network para o Central Park Conservancy. Sua mais recente participação é a subtil mas educacionais Green Porno série feito para o Sundance Channel. Como uma partida completa da reservados gosta de David Attenborough, o foco Rossellini filmes inesquecíveis na vida sexual e hábitos de acasalamento no mundo animal, traçando uma direção fascinante e brilhantemente surrealista no ensino de um assunto que normalmente seria muito tedioso.

Photo by Scott Gries / Getty Images

daryl_hannah.jpg

Daryl Hannah

Quando não está na tela, atriz e eco-celeb Daryl Hannah está ocupado sensibilização sobre questões ambientais que variam de caça para a sustentabilidade urbana. Mas a Sra. Hannah não faz o cakewalk foto de celebridade ou de fácil op. Na verdade, ela passou um tempo com o Sea Shepherd tripulantes em alto-risco anti-caça operações, e também trouxe o encerramento forçado da maior fazenda da América urbana a atenção internacional por acorrentar-se a uma árvore de noz por três semanas. Pode não ser uma Julia Butterfly Hill, Mas ainda hardcore definitivamente. Sua vida pessoal também é exemplar de um eco-ponto-de-vista: sua casa é construído inteiramente de materiais verdes e é alimentado por energia solar e dirige um movidos a biodiesel veículo.

Photo by Gaas / AP Photo

safia-minney.jpg

Safia Minney

Em meados da década de 1990, antes de moda ética tornou-se um super-slogan da moda, Minney's empresa de vestuário inovador comércio justo People Tree já estava usando a eco-têxteis e ajudando qualificados, acesso aos mercados de artesãos locais. Ela é conhecida como uma das mais importantes do mundo empreendedores sociais, que institui World Fair Trade Day (observadas a cada segundo sábado de Maio). Trabalho Minney se empenha para mudar o negócio de forma integral, abordando questões de salários justos, igualdade de gênero, transparência, responsabilidade, capacitação, melhoria das condições de trabalho e práticas ambientalmente saudáveis.

Foto via The Evening Standard

Por Kimberley D. Mok, Montreal,

eileen_australia.jpg

Eileen Kampakuta Brown & Eileen Wani Wingfield

Em meados da década de 1990, esses dois anciãos aborígines australianos e septuagenários liderou a luta para impedir que o governo brasileiro de lançamento de resíduos nucleares nas terras desertas do sul da Austrália. Tendo sobrevivido a precipitação de teste de bomba nuclear no sul da Austrália durante a década de 1950, as duas mulheres e suas comunidades sabia que os resíduos radioactivos acabaria por contaminar as águas subterrâneas, envenenamento humanos e animais. Com outras mulheres da comunidade, Brown and Wingfield não (foto) formou o Conselho Kupa Piti Kungka Tjuta Cooper Pedy da Mulher, ou Kungka Tjuta, em 1995, e lançou a sua campanha anti-nuclear, chamado "Irati Wanti" (literalmente significa "o veneno, deixe-o "). Premiado com o Goldman Environmental Prize em 2003, O Conselho acabou por ter sucesso em parar o despejo de milhões de dólares em 2004.

Foto via Sydney Morning Herald


Women We Love: Environmental Heroines

Embora eu realmente acredito orador convidado deste mês Nyll, Summer Rayne Oakes, Devem ser incluídos nesta lista, TreeHugger compilou uma lista fantástica de mulheres poderosas que estão lutando para salvar o planeta.
Confira o post
aqui ou veja a lista abaixo:

1. Wangari Maathai, É uma mulher de muitos "primeiros": não só é ela a primeira mulher Africano e ambientalista primeiro a trazer para casa um Prémio Nobel da Paz, Ela também foi a primeira mulher do Leste Africano a fim de receber um Ph.D. em 1971 ea primeira mulher a ocupar uma cadeira em uma das universidades, em Nairobi, no Quênia. Sua história é inspiradora de uma incrível tenacidade e efeito. Seu trabalho varia direitos das mulheres, a combate à pobreza, À luta pela democracia no Quênia. Maathai é também famoso por ser o vocalista da Nações Unidas Billion Tree Campaign.

2. Rachel Carson é creditado com trazer mal geridos Contaminação por pesticida DDT sob atenção nacional com seu livro de 1960 terra-quebrando, Silent Spring. O livro ajudou a cristalizar o início de um movimento ambiental americano, e foi um catalisador para a mudança das políticas nacionais de pesticidas. Seu trabalho forneceu a inspiração de formação para a ecologia profunda e eco-movimentos feministas, além de lançar as bases de organizações como a Agência de Proteção Ambiental.

3. Vandana Shiva é um franco defensor para proteger a biodiversidade das sementes contra biotech-lucro e da engenharia genética. Sua abordagem popular ajudou a redefinir a segurança alimentar ea "revolução verde" como um movimento que permite aos produtores locais de alimentos, ao invés de grandes agronegócios. Ela é o fundador da Navdanya, Uma ONG baseada em Dehradun, Índia, que promove a agricultura biológica e de sementes de poupança.

4. Maude Barlow foi nomeado recentemente como Senior Advisor da ONU sobre Questões de Água, Barlow é um ativista canadense e autor cuja obra trata principalmente da práticas insustentáveis que estão perdendo esse dom precioso. Para Barlow, água é um bem público "que deve ser preservada em nossa cultura e das leis, e deve ser entregue como um" serviço público, não uma mercadoria lucrativa. "Sua chamada" aliança azul "corajosamente chamadas para acesso à água , disponível para ser reconhecido como um direito humano fundamental.

5. Kate Stohr É co-fundador e diretor-gerente do não humanitária sem fins lucrativos Architecture for Humanity (AFH), e foi fundamental na definição desta organização de base que acredita que projeto pode ajudar a servir o bem maior. Alguns dos principais marcos da AFH incluir o fornecimento de serviços de socorro e reconstrução durante o furacão Katrina eo tsunami de crises do Sudeste Asiático. Começando em 1999, com uma competição em linha única, para uso não tem florescido agora em uma organização internacional com quarenta capítulos, nos cinco continentes, trabalhando com parceiros locais e modelos de desenvolvimento inovadoras. Em 2005, AFH ganhou o Prêmio TED, que lhes permitiu desenvolver A Rede de Arquitetura Aberta, Plataforma de uma única fonte "aberto" para a partilha de soluções de design sustentável e humanitário.

6. Majora Carter é o fundador da Sustainable South Bronx (Ssbx), que foi instrumental em conduzir uma série de projetos de restauração sustentável ao longo do rio Bronx, incluindo Hunt's Point Riverside Park. Ssbx também corre o Bronx Environmental Stewardship Formação (BEST) do programa, um dos primeiros urbano, verde-colar programas de formação no país. Carter já deixou para construir a sua própria empresa de consultoria privada, mas ganhou uma série de Prêmios por seu trabalho pioneiro, incluindo o MacArthur Fellowship e Rachel Carson Award da National Audubon Society.

7. Isabella Rossellini, A atriz italiana, cineasta, autor, filantropo e modelo, é bem conhecido por seu trabalho na conservação, que vão desde o seu envolvimento no Wildlife Conservation Network para o Central Park Conservancy. Sua mais recente participação é a subtil mas educacionais Green Porno série feito para o Sundance Channel. Como uma partida completa da reservados gosta de David Attenborough, o foco Rossellini filmes inesquecíveis na vida sexual e hábitos de acasalamento no mundo animal, traçando uma direção fascinante e brilhantemente surrealista no ensino de um assunto que normalmente seria muito tedioso.

8. Daryl Hannah está ocupado sensibilização sobre questões ambientais que variam de caça para a sustentabilidade urbana. Mas a Sra. Hannah não faz o cakewalk foto de celebridade ou de fácil op. Na verdade, ela passou um tempo com o Sea Shepherd tripulantes em alto-risco anti-caça operações, e também trouxe o encerramento forçado da maior fazenda da América urbana a atenção internacional por acorrentar-se a uma árvore de noz por três semanas. Pode não ser uma Julia Butterfly Hill, Mas ainda hardcore definitivamente. Sua vida pessoal também é exemplar de um eco-ponto-de-vista: sua casa é construído inteiramente de materiais verdes e é alimentado por energia solar e dirige um movidos a biodiesel veículo.

9. Safia Minney's empresa de vestuário inovador comércio justo People Tree já estava usando a eco-têxteis e ajudando qualificados, acesso aos mercados de artesãos locais. Ela é conhecida como uma das mais importantes do mundo empreendedores sociais, que institui World Fair Trade Day (observadas a cada segundo sábado de Maio). Trabalho Minney se empenha para mudar o negócio de forma integral, abordando questões de salários justos, igualdade de gênero, transparência, responsabilidade, capacitação, melhoria das condições de trabalho e práticas ambientalmente saudáveis.

10. Eileen Kampakuta Brown & Eileen Wani Wingfield: Em meados da década de 1990, esses dois anciãos aborígines australianos e septuagenários liderou a luta para impedir que o governo brasileiro de lançamento de resíduos nucleares nas terras desertas do sul da Austrália. Tendo sobrevivido a precipitação de teste de bomba nuclear no sul da Austrália durante a década de 1950, as duas mulheres e suas comunidades sabia que os resíduos radioactivos acabaria por contaminar as águas subterrâneas, envenenamento humanos e animais. Com outras mulheres da comunidade, Brown and Wingfield não (foto) formou o Conselho Kupa Piti Kungka Tjuta Cooper Pedy da Mulher, ou Kungka Tjuta, em 1995, e lançou a sua campanha anti-nuclear, chamado "Irati Wanti" (literalmente significa "o veneno, deixe-o "). Premiado com o Goldman Environmental Prize em 2003, O Conselho acabou por ter sucesso em parar o despejo de milhões de dólares em 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...