terça-feira, 13 de outubro de 2009

Burko propõe preservação com desenvolvimento



Ter, 13 de Outubro de 2009 10:02



Vitor Hugo Burko, presidente do IAP, em entrevista aos jornais associados à ADI-PR (Associação dos Diários do Interior do Paraná), diz que a candidatura do seu partido, o PV, ao governo do Estado, terá o desenvolvimento como carro chefe, caminhando junto com a preservação ambiental. Ele se dispõe a enfrentar a disputa eleitoral, com a experiência de três mandatos no Executivo de Guarapuava.
Com a experiência de ex-prefeito de Guarapuava e quase três anos no comando do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Viro Hugo Burko (PV) pode ter uma nova empreitada pela frente. Apesar de seu partido ainda não ter se aprofundado no assunto, ele não esconde o desejo de concorrer ao governo do Estado em 2010. “A única coisa certa por enquanto é que o PV terá candidato próprio. Temos vários nomes dentro do partido e o meu pode ser um deles”, afirma.
Apostando no fortalecimento da legenda com a chegada da senadora Marina Silva e sua pré-candidatura à presidência da República, Burko espera colocar em pauta durante a campanha eleitoral não apenas o meio ambiente, mas o desenvolvimento como um todo.  “Desenvolvimento e preservação ambiental são coisas que estão diretamente ligadas”, defende. Burko falou sobre seus planos ao jornalista Anderson Gonçalves, do jornal Diário dos Campos, para a Associação dos Jornais do Interior do Paraná (ADI-PR).


Fala-se no seu nome como um possível candidato ao governo do Estado pelo PV. O senhor realmente tem essa disposição?
Vitor Hugo Burko: Disposição eu tenho, mas ainda não fiz nada nesse sentido. Não está nada definido, nem encaminhado, nem discutido. A única coisa certa por enquanto é que o PV terá candidato próprio ao governo do Estado. Temos vários nomes dentro do partido e o meu pode ser um deles.


Mas o senhor já se apresentou dentro do partido como pré-candidato?
Vitor Hugo Burko: Não, o partido ainda não discutiu nomes. Isso é algo que será discutido mais para frente, no momento oportuno.


O PV é um partido que se fortaleceu nacionalmente com o recente ingresso da senadora Marina Silva e sua pré-candidatura à presidência da República. Isso tende a fortalecer a legenda também aqui no Paraná?
Vitor Hugo Burko: Com certeza. A presença da Marina Silva vem trazer um novo componente para as próximas eleições, que é a discussão ambiental. Essa questão sempre esteve em segundo plano e agora teremos a sustentabilidade fazendo parte da pauta das eleições, aprofundando o debate em torno de um tema de extrema relevância. Além, é claro, da história pessoal da Marina, que é uma das maiores lideranças ligadas ao meio ambiente da história do País. Sua entrada é um fato novo nesse cenário eleitoral. Sua presença vai trazer novos apoios e isso terá seus reflexos também no Paraná, onde poderemos fortalecer ainda mais a candidatura do PV.


Recentemente houve um convite do PSB, para que o senhor se filiasse ao partido e saísse candidato ao governo. Por que o senhor não aceitou?
Vitor Hugo Burko: Na verdade, houve um convite informal do deputado estadual Reni Pereira, que é um dos líderes do PSB. Mas esse convite não chegou a ser formalizado. E de pronto eu já tinha descartado essa possibilidade porque eu tenho uma identidade com o PV. Minha entrada no partido não foi uma questão de oportunismo, foi uma decisão que atendeu a diversos fatores, principalmente a ideologia e as condições de trabalho que ele me dá. Não mudaria de legenda de uma hora para outra, apenas por questões pontuais.


O PV é um partido que sempre manteve uma relação próxima com o PMDB, tanto que o senhor faz parte do governo Roberto Requião. Isso pode representar um obstáculo no projeto de candidatura própria, já que existe uma pré-candidatura do vice-governador Orlando Pessuti?
Vitor Hugo Burko: Não, porque o governador Requião e o vice-governador Orlando Pessuti sempre respeitaram a autonomia dos partidos aliados.  Tanto que nas duas últimas eleições o PV lançou candidato ao governo do Estado. Além disso, no primeiro turno as candidaturas são desejáveis, para que depois se promova um ajuste no segundo turno. Não há qualquer obstáculo, até porque uma candidatura do PV não seria contra o atual governo e o PMDB, mas uma candidatura aliada.


O senhor conta com uma experiência administrativa na Prefeitura de Guarapuava, além de já ter sido candidato a vice-governador. Em que medida isso contribuiria para uma possível candidatura sua?
Vitor Hugo Burko: A Prefeitura de Guarapuava me deu uma grande experiência administrativa, permitindo consolidar os conhecimentos em gestão pública. Mas o que também pode contribuir bastante nesse projeto é o trabalho na presidência do IAP. Esse cargo tem me dado uma visão do Paraná bem interessante, uma vez que todas as linhas de desenvolvimento do Estado passam pelo IAP. Hoje posso dizer que entendo melhor as dinâmicas do governo e conheço várias regiões. E conheço não apenas o seu funcionamento, mas também as expectativas da sociedade em relação ao governo. Então, acredito que terei boas condições de discutir o desenvolvimento do nosso Estado e propor coisas positivas.


E como o senhor avalia o trabalho desenvolvido à frente do IAP até o momento?
Vitor Hugo Burko: Tem sido um trabalho bastante produtivo a meu ver. Temos reforçado a fiscalização contra os crimes ambientais, orientado prefeitos e gestores municipais quanto aos procedimentos que devem ser tomados, visando sempre à preservação do meio ambiente. Nesta semana estivemos na Assembleia Legislativa discutindo uma questão de extrema importância que é o gerenciamento do lixo, com a destinação correta dos resíduos sólidos. Hoje, grande parte dos municípios tem dificuldade nesse gerenciamento, por isso temos incentivado ações como a reciclagem e a compostagem. Mas temos primado sempre pelo diálogo, abrindo as portas para todos aqueles que querem contribuir com propostas e soluções.


Como partido ligado às questões ambientais, pode-se dizer que o carro chefe de uma candidatura do PV seria o meio ambiente?
Vitor Hugo Burko: O nosso carro chefe será o desenvolvimento. O meio ambiente por si só e seu uso organizado são garantias de qualidade de vida, desde que haja a preservação. Mas nós temos que ter desenvolvimento econômico e social. A pobreza e a miséria também são inimigas do meio ambiente. Enquanto prefeito de Guarapuava, fui muito mais premiado por ações ligadas ao desenvolvimento do município do que por questões ambientais propriamente ditas. Afinal de contas, desenvolvimento e preservação ambiental são coisas que estão diretamente ligadas. É o equilíbrio entre o desenvolvimento ambiental, social e econômico que vai definir o nosso futuro.


Quem é Vitor Hugo Burko
Vitor Hugo Burko nasceu em 5 de outubro de 1962, na cidade de Guarapuava. Graduado na Faculdade de Direito de Curitiba, foi vereador de Guarapuava e prefeito da cidade por dois mandatos consecutivos (1997/2000 e 2001/2004). Durante sua administração deu grande ênfase à área ambiental, com um projeto pioneiro de recuperação da mata ciliar na bacia do Rio das Pedras. Recebeu prêmios durante sua gestão, entre eles menção honrosa na área ambiental ‘Forest 99’, conquistada no 6° Congresso Internacional sobre Florestas (Forest 99), considerado o mais importante evento ambiental já realizado no Brasil. Em 2006 foi candidato a vice-governador na chapa liderada pelo PT e desde fevereiro de 2007 está na presidência do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). No final do ano passado deixou o PR para se filiar ao PV.

Entrevista: Anderson Gonçalves, do Diário dos Campos/Ponta Grossa
Fotos: Rodrigo Covolan




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...