O USO DE RECURSOS DIGITAIS NO MUNDO DA POLÍTICA
Um dos fatores determinantes de um candidato a qualquer cargo público nos dias atuais é a aparência, e quanto melhor ela ficar, mais diferença fará sobre o opositor. Alguns elementos são essenciais para tais melhoras no visual, como recursos fotográficos e digitais - o famoso Photoshop. Nas eleições de 2010, temos grandes exemplos de como esses recursos são bem explorados. Com a ajuda da tecnologia, maquiagem e de bons assessores, os candidatos procuram literalmente sair bem na foto.
O uso do Photoshop para vender um produto ou ideia é tão discutível, que um projeto de lei está em tramitação no Congresso Nacional. Se aprovado, a “Lei do Photoshop” exigirá que os anúncios publicitários tragam um aviso deixando claro que houve modificação na imagem do produto: “Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada”.
Separei neste post alguns candidatos que passaram por um bom tratamento de beleza para demonstrarem boa aparência. Note que alguns tiveram imperfeições de pele retiradas, e rugas e bolsas nos olhos foram menos acentuadas.
Candidatos à Presidência da República:
Outros candidatos:
Praticamente não percebe-se nenhuma ruga ou marcas de expressão no rosto do candidato ao governo do Rio de Janeiro, Sergio Cabral. Bem diferente do original.
A candidata ao senado, Marta Suplicy, parece bem mais jovem do que da foto à direita.
O ex-presidente e atual candidato ao senado, Itamar Franco, forçou o Photoshop a retirar suas marcas de expressão e manchas na pele.
Comparação de Lula e Dilma Rousseff:
Nem o Presidente Lula escapou da famosa “photoshopada”. O interessante é que eles envelheceram, no entanto parecem bem mais jovens.
Charges:
A minha pergunta é: será que irão desenvolver um “Photoshop” que retoquem as ideias dos candidatos? Seria uma boa, não é?
Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/semcensura/2010/08/11/eleicoes-2010-photoshop-neles/?topo=84,2,18,,,84
Nenhum comentário:
Postar um comentário